Maternidade e prática docente na pandemia: relatos de experiência para refletir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2426

Palavras-chave:

Pandemia; Maternidade; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Gênero.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o percurso de duas mulheres mães, considerando os seus relatos de experiência. Descrever o que têm vivido durante a pandemia na condição de mães; e se, e como, as Tecnologias Digitais de Informação e da Comunicação (TDICs) ofereceram possibilidades para a otimização de suas práticas, enfatizando a sua profissionalidade, os seus direitos e o seu bem-estar, ainda com crianças menores de 6 anos. No presente registro, descrevem-se os itinerários da maternidade antes da pandemia da COVID-19 e o início da maternidade junto com o da crise sanitária, na qual foram necessárias medidas de distanciamento social. Neste contexto, utiliza-se o relato de experiência do ponto de vista de Daltro e Faria (2019), ao levar em consideração que é um estudo qualitativo. A discussão evidenciou pontos em comum em ambos os relatos, ao refletir sobre a polivalência e a sobrecarga feminina. O lastro teórico permitiu discorrer sobre o papel da mulher na divisão do trabalho, questões sobre a sociedade patriarcal, e refletir sobre os benefícios do uso das TDICs durante o ensino remoto, apontando também as problemáticas associadas a este uso, advindas das diferenças econômicas. As considerações finais apontam para a relevância das discussões sobre gênero, pandemia, classes sociais, maternidade e polivalência feminina e sobre o espaço de compartilhamento com a comunidade para que outras aprendizagens sejam fomentadas, dentro dos mais diversos contextos, a partir da inclusão das TDICs nos processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Ingrid de Jesus Silva

Mestranda em Educação e Formação Humana, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Ribeirão das Neves, Minas Gerais, Brasil. 

Márcia de Souza dos Santos

Mestranda em Educação e Formação Humana, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Professora alfabetizadora da rede municipal de Ensino da PBH, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,

Ana Carolina Martins da Silva

Doutora em Letras, Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), docente
do Mestrado Profissional em Educação da Uergs. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-24

Como Citar

JESUS SILVA, B. I. de .; SOUZA DOS SANTOS, M. de; MARTINS DA SILVA, A. C. . Maternidade e prática docente na pandemia: relatos de experiência para refletir. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 463–485, 2022. DOI: 10.22169/revint.v17i41.2426. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2426. Acesso em: 28 mar. 2024.