CHAMADA DE ARTIGOS

2023-09-05

 

 

REVISTA INTERSABERES

CHAMADA DE ARTIGOS 

 

Volume 19 sistema Ahead of print – fluxo contínuo.

Ano: 2024. 

Período de Submissão: 05/09/2023 a 20/03/2024  

 

Dossiê: Cidades que educam e transformam 

Ementa

A partir de um conjunto de experiências, debates e reflexões envolvendo o trabalho de pesquisadores(as) e professores(as) que se dedicam a análise dos problemas, desafios e oportunidades em torno da perspectiva política e pedagógica das Cidades que Educam e Transformam ou, ainda, da chamada bandeira das Cidades Educadoras, o presente dossiê busca compreender as questões emergentes dentro dessa perspectiva, os problemas, bem como os projetos e ações que tem estimulado mudanças que transformam instituições de ensino e cidades, numa perspectiva democrática, e de efetivação de direitos humanos e fundamentais. De tal modo, congrega temas de investigação relacionados ao direito à cidade; relações entre o direito à cidade e o direito à educação; movimentos sociais e as lutas na/pela cidade; democracia e participação cidadã com ênfase na participação de crianças e jovens na construção de políticas públicas na cidade.  A cidade como espaço de construção de identidades; tempos da vida e tempos de aprendizagem na cidade e pedagogias urbanas. Territórios educativos, formação de professores e o aprender na cidade, com a cidade e para a cidade. Pertença. Direito à cidade educadora como extensão do direito fundamental à educação.

Editores associados

Prof. Dr. Alceli Ribeiro Alves (Centro Universitário Internacional UNINTER)

Profa. Dra. Luci dos Santos Bernardi (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/ FW).

Profa. Dra. Isabel Baltazar (Instituto Superior de Educação e Ciências/ISEC Lisboa).

Submissão em:  https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/about/submissions

 

Período de Submissão: 01/08/2023 a 20/03/2024  

 

Dossiê: Formação docente : Políticas Educacionais e suas ações

Ementa:

A política educacional e a formação docente são dois conceitos interligados que desempenham papéis fundamentais no sistema de ensino de um país: A política educacional refere-se às diretrizes, estratégias, leis, regulamentos e decisões governamentais que orientam o sistema educacional de uma nação. Ela abrange uma série de áreas, como currículo escolar, financiamento da educação, padrões de ensino, avaliação educacional, acesso à educação e muito mais. As políticas educacionais são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, promover a equidade no acesso à educação e atender às necessidades da sociedade. A formação docente é o processo pelo qual os futuros professores são preparados para atuar nas escolas e instituições de ensino. Envolve a aquisição de conhecimento pedagógico, habilidades de ensino, compreensão das teorias de aprendizado, práticas de sala de aula e desenvolvimento de competências interpessoais necessárias para efetivamente ensinar e apoiar os alunos em seu aprendizado. A relação entre política educacional e formação docente é crítica, pois as políticas educacionais determinam em grande parte como os programas de formação docente são estruturados e regulamentados. Uma política educacional bem elaborada pode promover uma formação docente de alta qualidade, garantindo que os professores estejam bem-preparados para enfrentar os desafios em constante evolução das salas de aula e atender às necessidades dos alunos. Por outro lado, uma política educacional deficiente pode resultar em problemas na formação docente e, consequentemente, afetar negativamente a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

 

Editores associados

Prof.a Dra. Desiré Luciane Dominschek (UNINTER)

Prof(a) Dr(a) Mara Regina Jacomeli (UNICAMP)

Prof (a) Dr(a) Leandro Sartori Gonçalves

Submissão em:  https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/about/submissions 

 

Período de Submissão: 05/09/2023 a 20/03/2024  

 

Dossiê: Inteligência Artificial e Tecnologias Generativas na Educação 

Ementa

É com entusiasmo que anunciamos a chamada para submissão de artigos para a edição especial da Revista de Tecnologias Educacionais, com o tema "Inteligência Artificial e Tecnologias Generativas na Educação". Esta edição tem como objetivo explorar e destacar as interseções profundas entre a Inteligência Artificial e as Tecnologias Generativas no contexto educacional contemporâneo. 

Contexto e Importância: A rápida evolução das tecnologias está redefinindo a maneira como ensinamos e aprendemos. A Inteligência Artificial, juntamente com as Tecnologias Generativas, tem o potencial de transformar fundamentalmente a educação, seja na criação de ambientes de aprendizagem mais personalizados, adaptativos e envolventes, ou na adoção de metodologias de suporte ao ensino e aprendizagem. Esta edição especial busca a investigação e a divulgação das últimas pesquisas e avanços nesse campo em rápido crescimento, contribuindo para a compreensão das implicações, desafios e oportunidades que essas tecnologias oferecem. 

Editores Associados:

Prof. Dr. Luciano Frontino de Medeiros (UNINTER) 

Prof. Dra. Maria Dulce Fernandes Mota (ISEP-Univ. do Porto) 

Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior (UFMA) 

Temáticas de Interesse: 

Convidamos os pesquisadores a submeterem artigos originais e inovadores que abordem, mas não se limitem, às seguintes temáticas: 

  • Aplicações práticas de IA na sala de aula e no ensino online.
  • Sistemas de tutoria inteligente e feedback adaptativo.
  • Desenvolvimento de currículos personalizados e adaptativos.
  • Uso de IA para avaliação e análise de desempenho dos alunos.
  • Tecnologias generativas para criação automática de conteúdo educacional.
  • Tecnologias generativas para suporte à pesquisa.
  • IA e tecnologias para educação inclusiva e acessível.
  • IA e tecnologias para a educação aberta. 
  • Ia e a personalização da aprendizagem. 
  • Ética e privacidade no uso de IA na educação.
  • Aprendizado colaborativo mediado por tecnologias inteligentes.
  • Realidade virtual, aumentada e mista na experiência educacional.
  • Integração de chatbots, assistentes virtuais e assistentes cognitivos no suporte aos alunos.

Submissão em:  https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/about/submissions